Project name 1

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Distinctio veniam minus illo debitis nihil animi facere, doloremque voluptate tempore quia. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Distinctio veniam minus illo debitis nihil animi facere, doloremque voluptate tempore quia.

Dimensione corretamente os geradores de vapor

Descubra quais são as análises mais importantes para o correto dimensionamento.

Dimensione corretamente os geradores de vapor

Descubra quais são as análises mais importantes para o correto dimensionamento.


24/04/2018

Laboratório de Caracterização de Biomassa - SOLUMAD


No último dia 12 de abril os alunos da disciplina de Engenharia do Ambiente na Indústria Florestal do mestrado em Engenharia Florestal do Centro Agroveterinárias (CAV-UDESC), sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Martha Andreia Brand, realizaram aula prática no laboratório da SOLUMAD.

Na presente aula foi utilizada uma briquetadeira laboratorial, a qual realiza a compactação de diferentes tipos de materiais. O equipamento foi adquirido em 2005 e é um dos poucos existentes no país. Com ele é possível analisar a viabilidade de compactação de diferentes biomassas visando a utilização dos mesmos como matéria-prima, seja na geração de calor ou de energia elétrica. Durante esses 13 anos já foram compactados materiais oriundos de diversos processos, dos quais podemos citar, resíduos madeireiros de diferentes espécies, casca e palha de arroz, caroço de azeitona, filtro de cigarro, fibra de sisal, casca de amendoim, carvão, resíduos oriundos de frigorífico, restaurante e indústria têxtil, entre outros.

É a SOLUMAD auxiliando empresas de diferentes ramos na busca de soluções, convertendo resíduos em combustíveis gerando assim novas fontes de renda para as empresas.

 

 

Voltar