Project name 1

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Distinctio veniam minus illo debitis nihil animi facere, doloremque voluptate tempore quia. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Distinctio veniam minus illo debitis nihil animi facere, doloremque voluptate tempore quia.

Dimensione corretamente os geradores de vapor

Descubra quais são as análises mais importantes para o correto dimensionamento.

Dimensione corretamente os geradores de vapor

Descubra quais são as análises mais importantes para o correto dimensionamento.


11/09/2018

Análises mais importantes para a caracterização da biomassa


Continuando a apresentação das análises mais importantes para a caracterização da biomassa como combustível e dimensionamento de geradores de vapor, hoje abordaremos aquela que julgamos mais importante, teor de umidade da biomassa.

O teor de umidade é uma variável muito importante para o aproveitamento energético da biomassa, pois é a que mais influência no poder calorífico, inclusive mais que a espécie da madeira (no caso de biomassa florestal), visto que a presença de água tem relação com o poder calorífico do combustível de modo inversamente proporcional. Quanto maior o teor de umidade, menor será a quantidade de energia útil para o sistema de geração de energia. Além de representar perda de energia, gasta para a evaporação, se houver grande e frequente variação no teor de umidade, o processo torna-se de mais difícil controle. Este aspecto é importante em se considerando que o teor de umidade na madeira pode variar numa escala bastante ampla. Seu valor pode ir desde 10% na madeira seca ao ar até 60% na madeira recém cortada. Para madeira em geral o teor de umidade utilizado para cálculos está em torno de 45 a 55%, sendo a média de 50% para projetos de caldeiras. Considera-se que para cada 1 kg de água contida na madeira são necessários em torno de 600 kcal de energia, na forma de calor, para evaporá-la, os quais devem ser deduzidos do seu poder calorífico.

Voltar